Fumaça Preta
Leis federais apontam como infração ambiental poluir o ar por emissão proveniente de fonte fixa ou móvel ou por lançamento de resíduos gasosos ou de material particulado. Os arts. 230 e 231 do código de trânsito brasileiro determinam que sejam retidos, para regularização, veículos que transitam produzindo fumaça, gases e partículas em níveis superiores aos fixados pelo CONAMA e que estejam em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104. Resolução CONAMA nº 418, de 25.11.2009 Dispõe sobre critérios para a elaboração de planos de controle de poluição veicular.
A VISTOPRO realiza os serviços referentes as normas/legislações federais e no Rio de Janeiro realiza serviços atendendo as legislações estaduais regulamentadas pelo INEA – Instituto Estadual do meio Ambiente, através da portaria CONEMA 58 de 13 de Dezembro de 2013 como exigência, a adoção de programa interno de auto fiscalização da correta manutenção da frota, quanto à emissão de fumaça preta, nas empresas transportadoras que possuem veículos movidos a diesel.
- Emissão de fumaça branca, azul e branco-azulada
- Violação de lacres do sistema de alimentação (bomba injetora)
- Vazamentos de fluidos (óleo, combustível, água de arrefecimento e outros)
- Alterações, avarias ou estado avançado de deterioração no escapamento (corrosão excessiva, furos não originais, falta de componentes), que causem vazamentos ou entradas falsas de ar. Obs.: Nos sistemas de escapamento ou parte destes, não originais, poderão ser admitidos, desde que não prejudiquem os padrões originais
- Combustível abaixo do nível máximo de reserva para a realização da medição de emissão
- A existência de qualquer anormalidade que possa apresentar risco de acidentes ou danos aos instrumentos de medição ou ao veículo durante a inspeção
- Falta da tampa do reservatório de combustível principal e secundário
- Carteira de Habilitação do condutor
- Documento do carro – CRLV ou CRV
A realização da vistoria ocorre no local onde se encontra a frota de veículos ou em um local previamente combinado que tenha as condições adequadas para a realização do serviço.